Roberto Baia 1f5k4a
A guerra começou 53536
2cx3r
Após superar a crise que se abateu sobre a sua istração, que culminou com atraso de salários, a prefeita Célia Rocha ganhou um novo fôlego e tomou as rédeas da istração com apoio do filho Daniel Rocha, que apesar de jovem tem uma boa bagagem e larga experiência na vida pública. Daniel já foi vereador e secretário municipal de Arapiraca em duas gestões.
Fogo amigo
Célia Rocha, no entanto, não pode se desvencilhar do seu ritmo de trabalho, mas deve estar atenta a algumas manobras políticas dentro da própria casa. Vejamos: O vice-governador e atual secretário de Educação, Luciano Barbosa, mantém os tentáculos firmes e fortes na sua istração com o habilidoso vice-prefeito, Yale Fernandes, que é do mesmo partido de Barbosa, o PMDB. Fernandes, por sua vez, controla algumas Secretarias, como a de Comunicação – por exemplo, e possui bases sólidas no primeiro e segundo escalão do governo.
Sede de poder
Como profissional da política partidária, Luciano tem sede de poder e sonha voltar a controlar a Prefeitura mais importante do interior. Se a prefeita não estiver bem na condução da istração municipal ele não hesitará em empurrar goela abaixo o seu candidato. O problema, no entanto, é como controlar o governador Renan Filho, que já estendeu a mão para a prefeita arapiraquense e estão se transformando em grandes aliados.
Novos nomes
Para conquistar a reeleição, a prefeita Célia Rocha deve estender a sua batalha para fora das paredes do Centro istrativo. Atualmente, dois nomes despontam como pré-candidatos a prefeito: empresário Adoniran Guerra e o deputado estadual Tarcizo Freire. São nomes, sem dúvida, que devem ser levados a sério, pelo poder de fogo que possuem.
Poder de fogo
Adoniran Guerra ganhou notoriedade por ter sido o principal articulador da construção do Arapiraca Garden Shopping e pela amizade com grandes empresários de dentro e fora de Alagoas. Freire, por sua vez, é um político popular, corajoso e sem medo de falar a verdade. Foi vereador por cinco mandatos e se elegeu deputado estadual praticamente sem apoio financeiro. Dependendo das circunstâncias políticas, Freire poderá ser um grande aliado da prefeita. O detalhe é que ele não simpatiza com o todo poderoso Luciano Barbosa, a quem tem feito críticas abertamente.
Todo cuidado é pouco
Pelo sim, pelo não, apesar do apoio do filho Daniel, Célia tem que ter o maior cuidado dentro da própria istração. É lá onde, sem dúvida, mora o perigo.
Quem é Yale?
O publicitário Yale Fernandes é de uma família tradicional de Arapiraca e chegou a ser vice-prefeito por intermédio da própria prima-prefeita Célia Rocha, contrariando o “aliado” Luciano Barbosa que queria como vice o sócio Paulo Sérgio, ex-superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas. Célia conseguiu se eleger numa difícil disputa, cheia de altos e baixos. Mas logo teve uma decepção: o seu vice mergulhou de cabeça nos braços de Barbosa. Hoje eles são como irmãos siameses em se tratando de interesses pessoais e políticos.
Maceió
Lamentando que a prática dos trotes telefônicos ainda seja constante na capital, a Vereadora Fátima Santiago propôs uma audiência pública para discutir o tema, no próximo dia 11 de junho às 9h, no plenário da Câmara Municipal.
A iniciativa tem por objetivo, colher dados importantes dos malefícios da prática com as autoridades pertinentes e demais convidados. “Quando um veículo e os policiais se deslocam para atender uma falsa chamada, em razão do trote, deixam de prestar atendimento adequado a uma ocorrência real e, muitas vezes, deixam de salvar vidas”, considera Santiago.
Pão de Açúcar
Com o Auditório João Lisboa lotado, o prefeito Jorge Dantas participou, a terça-feira (02), à noite, da abertura oficial da 3ª Conferência Municipal de Educação, que tem como tema “Planejando a Próxima Década da Educação Municipal”.
Jorge Dantas discursou e falou sobre a importância da educação e os avanços que pretende alcançar durante a sua gestão. A ex-secretária municipal de educação e atual colaboradora, Ida Vanderlei Tenório, também fez uso da palavra para enaltecer a educação municipal de Pão de Açúcar.
... Já o presidente do Legislativo municipal, vereador Dyego Correia, falou em nome da edilidade pão-de-açucarense, enquanto o monsenhor Petrúcio Bezerra, pároco local e diretor da Faculdade São Vicente, fez uso
da palavra para fazer uma explanação geral sobre o ensino em Pão de Açúcar.
... Além de um grande número de professores e técnicos do sistema municipal de educação, diversas autoridades compareceram à abertura oficial da III Conferência Municipal de Educação de Pão de Açúcar, com destaque para os secretários Marcos de Assis Mendonça (Educação), Dr. Eraldinho (Articulação Política), Cacau Machado (Turismo e Esporte), Tadeu Pascoal Amorim (Viação e Obras), Jurandir Amadeu (Cultura), vereadores Dyego Correia, Diomedes Rodrigues, Nilson Albuquerque e Ana Dayse Maia, Tereza Brito, entre outras lideranças.
... O evento contou, ainda, com a presença do secretário municipal de Educação de Major Izidoro, André Pereira, e, também, com duas palestras proferidas por duas professoras.
... A Chegança Feminina Girassol, pertencente ao grupo da melhor idade sob a coordenação de Edson Pereira, fez uma brilhante apresentação no palco do Auditório João Lisboa, arrancando os aplausos do público.

Roberto Baia 1f5k4a
Sobre 703e69
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.