Ciência e Tecnologia co5f
Ufal inicia projeto Portas Lógicas Quânticas com apoio dos EUA 5p5x2v
2cx3r

A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), deu início ao projeto “Portas Lógicas Quânticas – empregando guias de onda escritos diretamente, ando o momento orbital da luz”, financiado pela US Air Force Office of Scientific Research, a força aérea dos Estados Unidos. A informação foi divulgada na quarta-feira (23), pela assessoria de comunicação da Universidade, destacando esta importante iniciativa científica, que faz parte do processo de internacionalização da fundação.
Coordenado pelo professor Alcenísio José, do Instituto de Física da Ufal, e realizado em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o projeto atua na fronteira da ciência, desenvolvendo pesquisa em circuitos fotônicos integrados para aplicações em tecnologias quânticas. Com foco em publicações de impacto internacional e avanços com potencial tecnológico e social de longo alcance.
“Assumir a gestão de projetos financiados por instituições internacionais representa um desafio significativo e uma valiosa oportunidade de aprendizado para a equipe da Fundepes. Essa experiência tem fortalecido a Fundação, tornando-a mais preparada e consolidada para estabelecer novas parcerias internacionais”, destacou o gerente da Unidade de Projetos da Fundepes, Felipe Moura.
Segundo a assessoria de comunicação da Ufal, na última terça-feira, foi realizada uma reunião para dar início aos trabalhos. “Este encontro da coordenação e equipe técnica com as áreas de RH [Recursos Humanos], compras, financeiro, assessoria de relações internacionais, projetos e prestação de contas da Fundepes é o ponto de partida da execução desta iniciativa. Trabalhando em conjunto, a fundação visa garantir o e necessário para uma execução eficaz e transparente desde o princípio”, destacou a assessoria da Universidade.
Computação quântica
Vivemos na era da tecnologia, mas ainda não vimos tudo: a computação quântica — que nos últimos anos deu pequenos, mas importantes os incentivados pelas grandes empresas — promete revolucionar quase tudo o que sabemos. A seguir, revisamos suas possíveis aplicações, que vão desde a cibersegurança até a mobilidade, ando pela saúde. A computação quântica está destinada a revolucionar a informática.
Em um mundo binário de zeros e uns, os computadores quânticos seriam como os Albert Einstein da informática, cérebros eletrônicos extraordinários capazes de realizar em alguns segundos tarefas quase impossíveis para um computador clássico.
A multinacional IBM será a primeira a comercializar um destes prodígios da tecnologia, o Q System One, um cubo de vidro com quase 3 x 3 metros e 20 qubits que foi apresentado em 2019 e estará disponível para o setor empresarial e a pesquisa.
Mais lidas 1k1d6v
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 14z6r
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 2m4710
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas” 66492j
-
4Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas 1b1n51
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia 104zv