Cidades 92a6l

Chuva impacta abastecimento de água na Grande Maceió 4s3g1j

Mesmo após o fim das chuvas, distribuição pode levar mais tempo para ser totalmente regularizada; veja as regiões mais afetadas 2k3p6b

Por Lisa Gabriela / Ascom BRK 21/05/2025 18h57 - Atualizado em 21/05/2025 19h45
Chuva impacta abastecimento de água na Grande Maceió
Sistema Mata do Rolo, o Sistema Jarbas Oiticica e a ETA Tabuleiro do Pinto estão temporariamente paralisados - Foto: Ascom BRK

As fortes chuvas que atingem o estado de Alagoas desde a semana ada têm causado diversas paralisações emergenciais nos sistemas de abastecimento de municípios da Região Metropolitana de Maceió, operados pela BRK e pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Os alagamentos e enchentes arrastaram a poluição dos centros urbanos para os mananciais, comprometendo a qualidade da água bruta captada para tratamento. Além disso, as condições climáticas afetam diretamente o funcionamento das estruturas operacionais e provocam quedas frequentes de energia elétrica.

Por causa do cenário emergencial, a BRK intensificou o trabalho de campo junto às equipes de plantão, que atuam 24 horas por dia todos os dias da semana.

Veja abaixo um panorama dos principais locais afetados:

MUNICÍPIOS DE CONCESSÃO PLENA – Produção e distribuição de água de responsabilidade da BRK

Marechal Deodoro 5jho
2cx3r
(Foto: Ascom BRK)

As captações Broma e Volta D’Água seguem com alterações na qualidade da água bruta. Além disso, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Niquim e alguns poços também estão inoperantes devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Atalaia 2k6r6m

Em Atalaia, a ETA Jenipapeiro e as captações São Sebastião e Santo Antônio 01 e 02 estão paralisadas devido à qualidade da água bruta. Já a ETA Sapucaia está com vazão reduzida no manancial.

MUNICÍPIOS DE CONCESSÃO COMPARTILHADA COM A CASAL – Sistemas produtores (compostos por ETAs, Poços, Captações e outros equipamentos) são de responsabilidade da Casal; BRK é responsável apenas pela distribuição de água tratada.

Maceió 724h4y

Em Maceió, a maior parte das ocorrências está relacionada à falta de energia elétrica, que ocasionou diversas paralisações de poços. Os principais bairros que podem apresentar oscilações no abastecimento são: Jacintinho, Jacarecica e Benedito Bentes.

Rio Largo 1236i

Estão temporariamente paralisados, devido à alteração da água bruta, o Sistema Mata do Rolo, o Sistema Jarbas Oiticica e a ETA Tabuleiro do Pinto.

Pilar 6a5kl

Em Pilar, alguns poços estão paralisados devido à falta de energia elétrica.

Messias 152f1a
2cx3r
(Foto: Ascom BRK)

As Captações Osório e Souza, em Messias, também seguem paralisadas devido às condições climáticas e à alteração da qualidade da água do manancial.

Retorno gradativo 3v6r57

Mesmo após o fim das chuvas, a distribuição de água pode levar mais tempo para ser totalmente regularizada. Isso ocorre porque os temporais danificaram equipamentos e tubulações, além de dificultarem o o a pontos estratégicos em diversos municípios. As equipes da BRK seguem monitorando a situação de forma contínua e trabalhando para restabelecer o fornecimento com segurança e o mais rápido possível.

Canais oficiais de atendimento b1p56

Em caso de dúvidas ou ocorrências, a população deve entrar em contato pelos canais oficiais. Isso permite que as solicitações sejam atendidas com maior eficiência pelas equipes de campo.

Call Center: 0800 771 0001 (24 horas)

WhatsApp: (11) 99988-0001 (Seg. a Sex. das 8h às 20h | Sáb. das 8h às 14h)