Educação 524t5x
Hospital de Emergência do Agreste recebe novos estagiários do Programa Preparando a Volta para Casa 55176h
2cx3r

Tony Medeiros / Ascom HEA
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, iniciou nesta semana, as atividades dos novos estagiários do Programa Preparando a Volta para Casa. O grupo é formado por oito estudantes universitários das áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia e nutrição, selecionados por meio do primeiro edital público promovido pela unidade.
Coordenado pela psicóloga Mônica Leal, o programa tem como foco principal o treinamento de familiares de pacientes com sequelas graves, visando garantir melhores condições de cuidado após a alta hospitalar.
Segundo a coordenadora, a seleção pública representa um avanço no processo formativo. “Os estudantes aram por entrevistas, foram avaliados a partir do currículo e da motivação para contribuir com o projeto”, afirmou.
Ainda de acordo com Mônica Leal, o trabalho do Programa Preparando a Volta para Casa é voltado ao acompanhamento do paciente no retorno ao ambiente domiciliar.
“O objetivo é oferecer e ao cuidado, reduzindo riscos de reinternação e óbito. Atuamos no hospital, mas com foco nas demandas que surgem fora dele”, explicou.
A enfermeira Ana Neri da Rocha, integrante da equipe, reforça a abordagem diferenciada do projeto. “Trabalhamos com a preparação de cuidadores e familiares, buscando garantir a continuidade da assistência no domicílio. A presença dos estagiários permite ampliar essa atuação e promover a integração entre diferentes áreas da saúde”, informou.
Vivência Prática
Para os estudantes, a experiência representa uma oportunidade de vivência prática com foco interdisciplinar. Saulo Rodrigo, aluno do 9º período de Psicologia da Faculdade Uninassau Arapiraca, destacou o interesse na proposta.
“Tive interesse pela possibilidade de atuação conjunta com outras áreas. Aqui, teoria e prática se complementam”, enfatizou.
Kaylane Soares, estudante do 7º período de Enfermagem da Faculdade Uninassau Arapiraca, afirmou que já conhecia o Programa Preparando a Volta para Casa e decidiu participar pela relevância do trabalho desenvolvido.
“As expectativas são positivas, principalmente por estarmos em contato com profissionais de diferentes áreas. Isso permite entender melhor a complexidade do cuidado ao paciente que está em processo de retorno para casa”, declarou Kaylane.
O estágio tem duração de seis meses. Durante o período, os estudantes acompanham as atividades de orientação aos cuidadores, participam de reuniões técnicas e vivenciam a rotina do hospital a partir da perspectiva do cuidado continuado. A equipe é composta por profissionais nas áreas de psicologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição, serviço social e medicina.
Mais lidas 1k1d6v
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 14z6r
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 2m4710
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas” 66492j
-
4Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas 1b1n51
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia 104zv