Mundo h5x35
Secretária da Mulher é destaque em da Brazil Conference, em Harvard uo1w
Maria Silva foi homenageada com o prêmio Servindo o Brasil durante o evento, que reúne debates relevantes sobre o futuro do Brasil 255c5y

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva, foi uma das protagonistas do "Impacto Social: Servindo o Brasil", realizado durante a Brazil Conference 2025, na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos. O evento, promovido por estudantes brasileiros de Harvard e MIT, é uma das principais vitrines internacionais para o debate de temas relevantes sobre o futuro do Brasil.
O foi mediado pelo comunicador Rodrigo Faro e também teve a participação de Natallya Levino, pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas – UFAL; Jair Candor, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental da Funai; e Márcia Brasil, coordenadora do Serviço Identidade - Transversidade da UERJ.
Durante o evento, Maria Silva foi homenageada com o prêmio “Servindo o Brasil”, em reconhecimento à sua atuação firme e transformadora em políticas públicas voltadas à população quilombola, à temática da mulher e à defesa dos direitos humanos.
Ela compartilhou sua trajetória e as ações que tem desenvolvido à frente da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos em prol da equidade de gênero, do enfrentamento à violência contra a mulher e da valorização das comunidades tradicionais.
Quilombo Tabacaria
Um dos momentos mais marcantes da sua fala foi o relato sobre o trabalho desenvolvido no Quilombo Tabacaria, localizado no município de União dos Palmares. A comunidade, berço de heranças ancestrais e históricas, tem sido foco de uma série de iniciativas lideradas por Maria Silva com o objetivo de garantir o à cidadania, educação, saúde e segurança para as mulheres quilombolas.
Segundo a secretária, o projeto implantado em Tabacaria vai além da assistência institucional. “Trabalhamos com uma perspectiva de fortalecimento da identidade quilombola e do empoderamento feminino, respeitando os saberes e modos de vida tradicionais. Também levamos microssistema de abastecimento de água e promovemos trabalhos de enfrentamento à violência de gênero”, explicou.
Ela falou sobre os desafios que enfrentou na construção de 50 moradias, e destacou que o trabalho realizado no território foi construído em diálogo constante com a própria comunidade. “Nada foi imposto de cima para baixo. Ouvimos as mulheres, as lideranças, entendemos as dores e as potências daquele território. É assim que as políticas públicas precisam ser pensadas: com o povo e para o povo.”
Até o início do próximo ano, serão entregues mais 50 casas, beneficiando mais famílias quilombolas. A construção das moradias é fruto de uma parceria entre Semudh, Prefeitura de Palmeira dos Índios e Instituto Habitar.
Representatividade e reconhecimento internacional
A presença de Maria Silva no evento, ocorrido nos dias 12 e 13 de abril, também foi um marco para a representatividade de mulheres nordestinas e negras em espaços de prestígio acadêmico e político internacional. Além disso, o reconhecimento também reflete o trabalho do Governo de Alagoas na construção de políticas de gênero e de promoção dos direitos humanos.
A Brazil Conference 2025 proporcionou um espaço de troca entre lideranças do brasileiras presente e do futuro, visando a transformação da realidade social do país. Para a secretária da Semudh, o encontro foi uma grande oportunidade para enfatizar a necessidade de construir uma gestão pensando nas pessoas em todos os seus recortes.
“É preciso que a gente olhe para os invisibilizados. Não podemos ter medo. Temos que encarar todos os desafios, pois precisamos nos tornar a mudança necessária para transformar vidas”, disse Maria Silva.
Mais lidas 1k1d6v
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 14z6r
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 2m4710
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas” 66492j
-
4Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas 1b1n51
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia 104zv