Saúde 6h3wz
Compartilhar objetos de uso pessoal pode causar doenças infectocontagiosas 19b
Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre hábitos de higiene básicos, que devem ser adotados em ambientes compartilhados, para prevenir o risco de contágio 2l4b5v

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância dos cuidados com objetos de uso pessoal, como copos, garrafas e talheres, especialmente em ambientes compartilhados, como escolas e locais de trabalho. Certos objetos podem conter uma série de micro-organismos causadores de doenças.
De acordo com a enfermeira da Diretoria de Vigilância em Saúde de Maceió, Audrey Moura, com o aumento dos casos de síndromes respiratórias e outras doenças infectocontagiosas, é essencial adotar hábitos de higiene e proteção.
"Nesse período, a elevação de casos de síndromes respiratórias e outras doenças infectocontagiosas torna necessário reforçar uma cultura voltada para os cuidados no uso de utensílios de uso pessoal, principalmente copos, garrafinhas e talheres. Em ambientes compartilhados, como escolas, é fundamental que cada pessoa utilize sua própria garrafinha e evite compartilhar utensílios, pois muitas doenças são transmitidas pelo contato direto com a saliva", alertou.
O ideal é evitar a frequência em ambientes escolares ou de trabalho até a completa recuperação, prevenindo assim a transmissão da doença para outras pessoas. Além disso, adotar boas práticas de higiene, como a lavagem das mãos e o uso de máscara em casos de sintomas, bem como manter o calendário de vacinação sempre atualizado, são medidas essenciais para reduzir a disseminação de doenças e proteger a saúde coletiva.
A recomendação é que cada indivíduo leve seus próprios utensílios e evite totalmente o compartilhamento. Com atitudes simples, é possível reduzir significativamente a transmissão de doenças e proteger a saúde coletiva.
A SMS reforça que práticas de higiene, como lavar as mãos frequentemente e higienizar os objetos de uso pessoal, são essenciais para evitar a disseminação de vírus e bactérias. A população deve permanecer atenta às orientações dos órgãos de saúde e adotar medidas preventivas no dia a dia.
Mais lidas 1k1d6v
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 14z6r
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 2m4710
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas” 66492j
-
4Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas 1b1n51
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia 104zv