Brasil 5e4l1e
Fs emitidos junto com certidão de nascimento am de um milhão 274g72
Serviço começou a ser implantado em São Paulo e Rio de Janeiro no fim do ano ado 24752

A Secretaria da Receita Federal informou nesta segunda-feira (31) que os cartórios de registro civil superaram a marca de um milhão de Fs emitidos junto com as certidões de nascimento.
Esse serviço começou em cartórios do Rio de Janeiro e de São Paulo em 1º de dezembro do ano ado por meio de convênio entre o Fisco e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Atualmente, está disponível em 3.954 cartórios de todo o país.
"Os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada são inseridos e validados junto à base da RFB [Receita Federal] de forma on-line e, imediatamente, o número do F é gerado e impresso na certidão de nascimento", informou a Receita, lembrando que o serviço é gratuito. Antes, a emissão do F custava R$ 7 e gerava outro documento.
A emissão imediata do F era uma demanda da população mais carente, que precisa do registro para garantir o dos filhos a programas sociais do governo. Para outras famílias, o F dos bebês também é importante para a abertura de contas-poupança e a inscrição em planos de saúde, por exemplo.
"Além da gratuidade e de proporcionar comodidade ao cidadão – que obtém em um só lugar, por meio de solicitação única, dois documentos indispensáveis ao exercício da cidadania –, o novo serviço reduz riscos de fraudes e de problemas causados por homônimos", acrescentou a Receita Federal.
Mais lidas 1k1d6v
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 14z6r
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 2m4710
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas” 66492j
-
4'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'? 5b2se
-
5Samu
Mulher cai de altura de cinco metros no viaduto do Jacintinho m2x1f